As denúncias de consumidores registradas no Procon de São Paulo cresceram 726%. Segundo o órgão, que é da Secretaria Extraordinária de Defesa do Consumidor, os problemas estão relacionados ao avanço do novo coronavírus. Em 19 de março, quando os relatos começaram a ser recebidos, eram 394 denúncias de preços abusivos. Na última quinta-feira (9), já havia 3.254 registros.
De acordo com o Procon, 1.889 reclamações ou 58% do total estão relacionadas à alta de preços de itens como álcool em gel. O crescimento desse tipo de denúncia foi de 665%, passando de 247 para 1.889. Segundo o órgão, "é inadmissível que empresas aumentem de forma abusiva os preços de itens necessários à população durante a pandemia".
No estado de São Paulo, estabelecimentos foram fiscalizados de 16 de março a 9 de abril. As equipes percorreram 1.147 farmácias, supermercados, hipermercados e outros comércios em 107 cidades. Do total, 888 (77%) foram notificados a apresentar notas fiscais de venda ao consumidor final e de compra junto aos seus fornecedores de álcool em gel e máscaras, para comparação e verificação de eventual aumento abusivo sem justa causa.
Para denunciar, os consumidores podem usar as redes sociais e relatar os problemas enfrentados usando o @proconsp. É preciso indicar o endereço ou site do estabelecimento. A reclamação também pode ser via internet (www.procon.sp.gov.br) ou aplicativo.